No final do seculo XX estavamos a assistir a uma crescente globatização cultural e a uma cada vez maior necessidade de mobilidade geográfica para quem prossegue uma carreira profissional e, naturalmente, tambem para a sua família.
A internacionalizalção do Norte de Portugal, nomeadamente na sequencia da adesão de Portugal á Cumunidade Europeia, também cria novas necessidades educacionais, quer para as crianças que já viviam nesta região, quer para as que agora aqui chegam vindas de outros países.
Esra lacuna educacional pode ser convenientemente preenchida com a criação de um colegio internacional, que sirva a todos os escalões etários descle o nível primário ate ao ingresso no ensino superior, tendo a lingua inglesa como llngua veícular e o sistema educacional britanico como um modelo de base, que prime por um excelcnte nível de qualidade de ensino. O programla curricular deste colegio deverá obrigatoriamente permitir equivalencia a todos os níveis do sistema educativo portugues e com outros colégios intcrnacionais, proporcionar o acesso a universidades, tanto portuguesas como estrangeiras.
o CLIP-Colegio Luso-lnternacional do Porto esta pois concebido pnra atingir os seguintes objectivos:
- Oferecer a todos os alunoss um programa de estudo internacional mloderno e academicamente exigente, e centrado no individuo;
- Proporcionar aos alunos Portugeses a oportunidade de adquirirem uma educação internacional que os vá preparar para frequentarem universidades nacionais ou estrangeiras, visando carreiras no munclo empresarial e o desempenho de cargos apropriados na Europa pós-1992;
- Proporcionar a alunos estrangeiros a oportunidade de prosseguirem em Portugal a sua educação, duma forma sequencial , sem sobressaltos;
- Proporcionar aos alunos filhos de pais portugeses que tenham frequentado escolas noutros países um processo adequado de reintegração no sistema educativo portugues. Estes objtivos podem ser implcmentados pelos seguintes instrumcntos:
A: Um curriculum escolar baseado nos programas do ensino secundário britânico, permitindo aos alunos obter as diplomas de C.G.E. (Certifcado Geral de Ensino), de C.G.S.E. (Certificado Geral de Ensino Seeundario), ou G.C.S.E. (Certificado Geral Internacional de Ensino Secundario), todos complcmentados com estudos de Lingua Portuguêsa,história de Portugal, e Estudos Sociais, de forma a garantir as equivalencias necessárias, nomeadamcnte aos anos finais das tres ciclos do ensino basico .
B: Um curriculum de acesso ao ensino superior, baseado no IB. (Bacharelato Inlernacional, Geneve, Suiça), que é aceite pela maior parte das universidades em todo o mundo, e tambem já equivalnte ao 12 ano do ensino secundario. Por outro lado, o CLIP desenvolverá as suas actividades baseado em sete prícipios pedagógicos básicos:
C: Excelência Académica: A obtenção dos mais elevados padrões académicos através de um curriculum completo e integrado que premeie tanlo o desempenho individual como as realizações em grupo;
D: A procura da aprendizagem: O nível de conhecimentos desenvolve-se hoje em dia a tal ritmo que se torna completamente inviavel qualquer visão enciclopédica do ensino. Ao nos concentrar em «como aprender», o nosso objectivo é preparar os alunos para uma vida inteira de permanente aprendizagcm e permanente descnvolvimento das suas capacidades;
E: Aprendizagem em Grupo: O programa do CLIP baseia - se na premissa de que as alunos podem e devem aprender uns com os outros, e devem evoluir para assumirem eles próprios a maior quota parte de responsabilidade pela sua própria educação;
F: Diversidade e Ensino Trans-Cultural: O conceito base da educação internacional, é um processo de aprendizagem que coloca no centro do seu programa o estudo das diversas formas por que se exprime a vida humana;
" Necessidades e Interesses Individuais: O programa debruça-se sobre as necessidades e as especificidades de cada estudante enquanto indivíduo. A realização práctica desse conceito fica a cargo de um Professor - Acompanhador" coordenado por um Professor - Conselheiro;
G: Tomada de decisões em participação: A gestao do CLIP (a cargo da AGECLIP) baseia-se num modelo democrático de tomada de decisões. O CLIP rcconhece o papel fundamental dos pais, professores e estudantes no processo educativo;
H: As Artes: As artes sao essenciais para uma compreensão integral da nossa natureza como seres humanos e como membros de grupos culturais. Assim, as artes devem ser ensinadas como disciplinas independentes delas fazenclo parte integrante do programa de estudos do CLIP.
A internacionalizalção do Norte de Portugal, nomeadamente na sequencia da adesão de Portugal á Cumunidade Europeia, também cria novas necessidades educacionais, quer para as crianças que já viviam nesta região, quer para as que agora aqui chegam vindas de outros países.
Esra lacuna educacional pode ser convenientemente preenchida com a criação de um colegio internacional, que sirva a todos os escalões etários descle o nível primário ate ao ingresso no ensino superior, tendo a lingua inglesa como llngua veícular e o sistema educacional britanico como um modelo de base, que prime por um excelcnte nível de qualidade de ensino. O programla curricular deste colegio deverá obrigatoriamente permitir equivalencia a todos os níveis do sistema educativo portugues e com outros colégios intcrnacionais, proporcionar o acesso a universidades, tanto portuguesas como estrangeiras.
o CLIP-Colegio Luso-lnternacional do Porto esta pois concebido pnra atingir os seguintes objectivos:
- Oferecer a todos os alunoss um programa de estudo internacional mloderno e academicamente exigente, e centrado no individuo;
- Proporcionar aos alunos Portugeses a oportunidade de adquirirem uma educação internacional que os vá preparar para frequentarem universidades nacionais ou estrangeiras, visando carreiras no munclo empresarial e o desempenho de cargos apropriados na Europa pós-1992;
- Proporcionar a alunos estrangeiros a oportunidade de prosseguirem em Portugal a sua educação, duma forma sequencial , sem sobressaltos;
- Proporcionar aos alunos filhos de pais portugeses que tenham frequentado escolas noutros países um processo adequado de reintegração no sistema educativo portugues. Estes objtivos podem ser implcmentados pelos seguintes instrumcntos:
A: Um curriculum escolar baseado nos programas do ensino secundário britânico, permitindo aos alunos obter as diplomas de C.G.E. (Certifcado Geral de Ensino), de C.G.S.E. (Certificado Geral de Ensino Seeundario), ou G.C.S.E. (Certificado Geral Internacional de Ensino Secundario), todos complcmentados com estudos de Lingua Portuguêsa,história de Portugal, e Estudos Sociais, de forma a garantir as equivalencias necessárias, nomeadamcnte aos anos finais das tres ciclos do ensino basico .
B: Um curriculum de acesso ao ensino superior, baseado no IB. (Bacharelato Inlernacional, Geneve, Suiça), que é aceite pela maior parte das universidades em todo o mundo, e tambem já equivalnte ao 12 ano do ensino secundario. Por outro lado, o CLIP desenvolverá as suas actividades baseado em sete prícipios pedagógicos básicos:
C: Excelência Académica: A obtenção dos mais elevados padrões académicos através de um curriculum completo e integrado que premeie tanlo o desempenho individual como as realizações em grupo;
D: A procura da aprendizagem: O nível de conhecimentos desenvolve-se hoje em dia a tal ritmo que se torna completamente inviavel qualquer visão enciclopédica do ensino. Ao nos concentrar em «como aprender», o nosso objectivo é preparar os alunos para uma vida inteira de permanente aprendizagcm e permanente descnvolvimento das suas capacidades;
E: Aprendizagem em Grupo: O programa do CLIP baseia - se na premissa de que as alunos podem e devem aprender uns com os outros, e devem evoluir para assumirem eles próprios a maior quota parte de responsabilidade pela sua própria educação;
F: Diversidade e Ensino Trans-Cultural: O conceito base da educação internacional, é um processo de aprendizagem que coloca no centro do seu programa o estudo das diversas formas por que se exprime a vida humana;
" Necessidades e Interesses Individuais: O programa debruça-se sobre as necessidades e as especificidades de cada estudante enquanto indivíduo. A realização práctica desse conceito fica a cargo de um Professor - Acompanhador" coordenado por um Professor - Conselheiro;
G: Tomada de decisões em participação: A gestao do CLIP (a cargo da AGECLIP) baseia-se num modelo democrático de tomada de decisões. O CLIP rcconhece o papel fundamental dos pais, professores e estudantes no processo educativo;
H: As Artes: As artes sao essenciais para uma compreensão integral da nossa natureza como seres humanos e como membros de grupos culturais. Assim, as artes devem ser ensinadas como disciplinas independentes delas fazenclo parte integrante do programa de estudos do CLIP.
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