26/08/2009

Um novo ensino – Artur Victoria desenhou - o para o CLIP – Colegio Luso Internacional do Porto



O ensino na sala de aula tradicional apresenta, em muitos casos, sérios problemas.Há professores altamente qualificados, mas que não sabem comunicar com os alunos.Há outros que tem relações excelentes com os seus pupilos e sabem ensinar, mas que fraquejam academicamente.Há ainda professores excelentes em todos os sentidos.


A estrutura rígida da escola tradicional nã permite nem esforços conjuntos, nem possibilidade de diálogo efectivo. A sala de aula é assim um lugar solitário, tanto para professores como para alunos, vendo cada qual no outro, em muitos casos, motivos de rivalidade.


O currículo é o grande elo de ligação.Mas o currículo, por sua vez, consiste numa série de cursos apresentados desconexadamente. O aluno passa duma disciplina para outra sem que, na miar parte das vezes, exista qualquer fio unificador. Os cursos duma mesma disciplina são escolhidos e aprendidos sem uma sequência lógica. Promover uma discussão generalizada sobre estes assuntos não pode resultar.

Quase todas as pessoas resistem tentativas de mudança. Educadores, mais do que ninguém.O seu mundo é de tal maneira frágil que qualquer tentativa de intervenção nesse micro - cosmos que é a sala de aula, põe em funcionamento mecanismos de auto - defesa que podem ir da obstrução ao conflito formal e generalizado.A análise do problema em plenário ou em grupos pequenos não pode resultar, nem ser tentada.


É necessário mudar atitudes, e isso é muito difícil. Urge criar um motor, um grupo de professores activo e respeitado, que possa impulsionar o organismo inteiro. O uso como catalizador da necessidade sempre presente de desenvolvimento profissional.

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Add to Technorati Favorites Bookmark and Share Documents
Ver CLIP - Colegio Luso Internacional do Porto - instalações iniciais num mapa maior