04/05/2011

O CLIP já no seu edifício reconstruído na Foz

Em 1987 a imprensa noticiava:
Há no Porto um novo Colégio que planeia atribuir dois graus acadêmicos ainda Inexistentes em Portugal : o Bacheloreat Internacional e o Certificado Internacional de Educação. O Colégio é o Internacional do Norte e está em funcionamento experimentai desde o inicio do ano letivo que agora vai acabar.
Neste momento, o Colégio Luso Internacional do Porto (Norte) está instalado provisoriamente na Quinta do Mirante. que fica no Largo de Megide, Freguesia de Canelas, Vila Novea de Gaia. A Quinta do Mirante é propriedade de um dos empresários dos vinhos Burmester Armando Silva, e foi emprestada ao Colégio por dois anos. A instalação definitiva do Colégio está projetada para o imóvel da CIMPOR que outrora albergou os seus armazéns frigoríficos, situado na marginal do Porto, mais precisamente no ângulo formado pelas ruas Dom Pedro V e Restauração.
Para essa instalação definitiva decorrem negociações para a compra do imóvel, que se encontra degradado. Assim. está também prevista a recuperação e adaptação do imóvel às necessidades do Colégio. caso os responsáveis pelo estabelecimento concluam as negociações com a CIMPOR.
O projeto didático do Colégio aponta o funcionamento de todos os graus de ensino, desde o inicio do primário até ao fim do secundário.
Isso segundo o programa estabelecido pela Associação Bacheloreat - um organismo internacional criado há 15 anos em Genéve, na Suíça, para estabelecer um curriculo de ensino que evitasse o problema da equivalência de ensino entre países, a partir do primário até ao ingresso na universidade.
Desta forma, as escolas que ministram o currículo da Associação Bacheloreat desatinam- se fundamentalmente a crianças e jovens, filhos de técnicos , de homens de negócios ou emigrantes , que são transferidos regularmente de pais , pelo tipo de atividade que os pais desenvolvem . Além disso, estas escolas são igualmente frequentadas por alunos, que por vontade ou desejo dos pais ou deles pretendem ingressar em faculdades estrangeiras.
O grau Bacheloreat Internacional que o Colégio Internacional do Norte atribuirá corresponde ao nosso 12º ano, permitindo, portanto, o acesso à Universidade. e está reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura português desde Janeiro de 86 .
Relativamente ao outro grau que o Colégio atribuirá – o Certificado Internacional de Educação - ele equivalerá ao nosso 9° ano, mas ainda não se encontra estabelecido pela Associação Bacheloreat, o que deverá acontecer antes do ano lectivo 88/89 .

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Add to Technorati Favorites Bookmark and Share Documents
Ver CLIP - Colegio Luso Internacional do Porto - instalações iniciais num mapa maior