21/04/2009

As intenções do ensino no CLIP - Colegio Luso Internacional do Porto

Pretendeu-se que o CLIP viesse a ser um estabelecimento privado de ensino primário, preparatório e secundário, cobrindo o escalão etário dos 4 aos 16 anos, destinado a proporcionar uma educação internacional a crianças naturais de diferentes países e vivendo na regiao do grande Porto em ambientes familiares culturalmente diversificados.
Admitiu-se que serão destinatários naturais deste tipo de serviço, dois grandes grupos de alunos:
• crianças de nacionalidade portuguesa (com ou sem qualquer outro tipo de exposição previa a outras Ínguas ou outras culturas, a quem os pais ou os responsáveis pela sua educação pretendem proporcionar formação cultural e lingüística diversificada, na perspectiva da crescente globalização da sociedade e das possíveis necessidades das crianças e seus factores de integração e sucesso na comunidade no inicio do terceiro milénio;
• crianças de qualquer outra nacionalidade, que residindo permanente ou temporariamente na região, pretendam simultaneamente prosseguir currículo internacionalmente reconhecidos (que garantam "mobilidade" educacional) e adquirir formação cultural e Iinguistica do pais em que habitam.
Com estes grandes objectivos e para este tipo de destinatários, propôs -se que os instrumentos base do CLIP fossem os seguintes:
1. Uma estrutura curricular para o ensino secundário baseada nos programas em vigor no Reino Unido (habilitando aos graus intermedios GCE - General Certificate of Education, GCSE - General Certificate of Secundary Education, or Ordinary Level), completados com as disciplinas indispensaveis a obtenc;ao de equivalencia ao ensino oficial portugues, nos 9º e 10º anos.
2. Uma preparação de acesso ao ensino superior (11 º e 12º anos) alicerçada na obtenção de graus internacionalmente reconhecidos para esse fim, tais como 0 LB. International Baccalaureat, de Geneve ;
3. A utilização do português e do inglês como Iínguas oficiais do CLIP, garantindo as exigências impostas para a obtenção do estatuto de "paralelismo pedagógico", e viabilizando a "mobilidade dos alunos entre escolas de diferentes países.

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Add to Technorati Favorites Bookmark and Share Documents
Ver CLIP - Colegio Luso Internacional do Porto - instalações iniciais num mapa maior